BIOTECNOLOGIA E BIOÉTICA


Leia o texto a seguir.

A utilização da biotecnologia moderna tem aplicação louvável quando utilizada para incentivar as sustentabilidades ambiental, social e econômica, a qual é importante desde que não ultrapasse os limites das possibilidades de exercício da dignidade humana e o ciclo natural das espécies. Em verdade, os experimentos genéticos têm fundamental importância para a composição, não somente de uma vida digna, mas também da preservação de um sistema ecológico, social e econômico no qual o homem esteja inserido de forma sustentável. A utilização das biotécnicas exige uma atuação complexa, que concilie as biotecnologias e o desenvolvimento sustentável. Decerto, há diversos usos desta técnica que auxiliam na aplicação do desenvolvimento sustentável: geração de energia; prevenção da poluição ambiental; biorremediação; e promoção do direito à alimentação, principal argumento a favor da sua implementação.

Fonte:http://institucional.us.es/revistas/Araucaria/A%C3%B1o%2017%20%20N%C2%BA%2033%20%202015/Biotecnologia%20moderna.pdf. Acesso em: 23 out.2016.

Considerando as informações do texto e seus estudos do capítulo - Biotecnologia moderna: técnicas, analise as frases abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I)   Primer é um fragmento de DNA que deixa exposta sua própria extremidade 3’ a partir da qual a DNA polimerase agrega os nucleotídeos como faz durante a replicação do DNA.

II)  Códon é uma sequência de bases nitrogenadas que pode codificar um aminoácido.

III) A estrutura do DNA (que é uma dupla hélice) é mantida por ligações não covalentes entre as bases nitrogenadas (pontes de hidrogênio) sendo possível separar suas duas cadeias por meio do calor e de outros tratamentos com o pH alcalino. Este processo é denominado desnaturação do DNA.

IV) Para que ocorra o reconhecimento das sequências de DNA, os segmentos são fragmentados graças à ação de enzimas denominadas endonucleases. O desenvolvimento desta enzima favoreceu o desenvolvimento da técnica do DNA recombinante, em que se reconhece as sequências específicas dos nucleotídeos. O nome endonuclease de restrição é originado da Escherichia coli.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmação(ões) contida(s) em:


I, II, III e IV.


IV, apenas.


II, III e IV, apenas.


I, II e III, apenas.


I e IV, apenas.

A descoberta do DNA e o projeto genoma

O século XX foi caracterizado por um grande progresso na Biologia, assim como os séculos anteriores haviam produzido um conjunto de explicações sobre a matéria inanimada, como a natureza do átomo, a Química e o eletromagnetismo. O curso da história da Medicina nos últimos anos foi, indubitavelmente, estarrecedor: ninguém poderia sequer imaginar o que aconteceria no milênio que passou. E estamos agora, certamente, em mais um desses momentos em que, por mais que se imagine, muito difícil é prever como evoluirá a medicina e a que velocidade.

A estrutura tridimensional da molécula de DNA - a dupla hélice - foi descoberta em 1953, por Francis Crick, James Watson e Maurice Wilkins, quando trabalhavam em Cambridge, no Reino Unido. Eles construíram modelos de cartolina e arame para entender e descrever o DNA, e o resultado foi publicado em duas páginas da revista Nature, em 25 de abril de 1953, há pouco mais de 50 anos. O texto de 900 palavras era acompanhado de um esboço simples da famosa dupla hélice e atraiu pouca atenção da comunidade científica. O estudo só ganhou destaque em 1957, quando cientistas demonstraram que o DNA se auto-replica, como os dois autores haviam previsto. O prêmio Nobel lhes foi outorgado em 1962. Sem dúvida, como em outras descobertas, tributo deve ser feito a alguns predecessores como Gregor Mendel, cujas pesquisas sobre hereditariedade ficaram esquecidas por mais de 30 anos, até serem redescobertas em 1900, assim como Charles Darwin e sua teoria da evolução de 1958.

A descoberta de Crick (falecido em julho de 2004), Watson e Wilkins abriu uma nova era para a ciência e, desde então, vem causando uma verdadeira revolução na investigação científica ligada às ciências da vida. Ainda estamos longe de antever suas conseqüências na totalidade, mas sem dúvida foi um marco na história da Medicina do século passado. O que será que nos espera neste novo século que recém se iniciou? Em 2003, há exatos 50 anos depois da descrição da dupla hélice, outro grande momento chamou atenção da comunidade científica: o sequenciamento do genoma humano. E, evidentemente, não é o final da história e sim o início de mais um capítulo.

A descoberta da dupla hélice do DNA, que abriu caminho para a moderna biologia molecular, aponta para horizontes ainda mais fantásticos - e cada vez mais próximos - como, por exemplo, o de medicamentos personalizados de acordo com o código genético de cada um. Pelo menos teoricamente seria possível, e mais simples, obter-se medicamentos mais eficazes e com melhor perfil toxicológico.

Além disso, os modernos meios de comunicação fazem com que um cientista trabalhando em qualquer parte do mundo com um computador e uma conexão de internet possa se cadastrar e ter acesso a vastos bancos de genes e predizer quais sequências de aminoácidos e função de proteínas esses genes codificam. E tudo isso gratuitamente, garantindo um modelo de cooperação, confiança e altruísmo internacional. Espera-se apenas que todo esse conhecimento e liberdade sejam utilizados para o bem dos seres humanos e da sociedade como um todo.

Fonte: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302005000100001. Acesso em: 24 out.2016.

Considerando as informações do texto acima, é CORRETO afirmar que a estrutura do DNA (que é uma dupla hélice) é mantida por:


ligações covalentes entre as bases confrontadas (pontes de hidrogênio) sendo possível separar suas duas cadeias por meio do calor e de outros tratamentos com o pH alcalino.


ligações não covalentes entre as bases confrontadas (pontes de hidrogênio) sendo possível separar suas quatro cadeias por meio do calor e de outros tratamentos com o pH alcalino.


ligações covalentes entre as bases confrontadas (pontes de oxigênio) sendo possível separar suas duas cadeias por meio do calor e de outros tratamentos com o pH alcalino.


ligações não covalentes entre as bases confrontadas (pontes de oxigênio) sendo possível separar suas duas cadeias por meio do calor e de outros tratamentos com o pH alcalino.


ligações não covalentes entre as bases confrontadas (pontes de hidrogênio) sendo possível separar suas duas cadeias por meio do calor e de outros tratamentos com o pH alcalino.

As vacinas são recursos indispensáveis para a saúde individual e pública. Por meio da imunização é possível prevenir infecções e impedir que várias doenças se espalhem por um território. Atuam estimulando o organismo a produzir sua própria proteção (por exemplo, a produção de anticorpos) contra doenças. É a maneira mais eficaz de controlar e até erradicar doenças.

Fonte: Disponível em: http://www.butantan.gov.br/producao/vacinas/Paginas/default.aspx. Acesso em: 04 out.2016.

O processo de produção de uma vacina para uma doença virótica, desde a sua criação, passando pelos testes, até a produção em maior escala, pode levar vários anos, pois se trata de um processo extremamente complexo. Antes ainda dos cientistas iniciarem a formulação da vacina, os pesquisadores basicamente, precisam: 


isolar os eucariotos em um ambiente de laboratório e descobrir a maneira como este é capaz de produzir a doença.


isolar os protozoários em um ambiente de laboratório e descobrir a maneira como este é capaz de produzir a doença.


isolar o vírus em um ambiente de laboratório e descobrir a maneira como este é capaz de produzir a doença.


isolar os plasmídeos em um ambiente de laboratório e descobrir a maneira como este é capaz de produzir a doença.


isolar os fungos em um ambiente de laboratório e descobrir a maneira como este é capaz de produzir a doença.

A interferência mediada por RNA é um fenômeno que ocorre naturalmente nos organismos e parece exercer um papel na eliminação de RNAs mensageiros anômalos (RNA não genômicos) e na defesa do organismo contra parasitas moleculares como transposons (segmentos de DNA que têm a capacidade de se mover e replicar dentro do genoma) e vírus.

A respeito do texto acima, avalie as asserções a seguir, considerando as aplicações do RNAi e a relação proposta entre elas.

I)  O câncer é uma patologia caracterizada pela proliferação exarcebada de células devido à perda do controle da divisão celular. A perda deste controle está ligada a mutações em genes controladores do ciclo celular, como oncogenes, genes supressores tumorais e de reparo de DNA. O objetivo da utilização do RNAi é bloquear a expressão de genes controladores do ciclo celular impedindo o crescimento tumoral, destruindo as células malignas. Normalmente, em tratamentos como quimioterapia e radioterapia, as células normais do organismo acabam por serem danificadas. Para evitar isso, o RNAi pode ser desenhado para silenciar a expressão de genes presentes especificamente em células tumorais (REDDY, SARAJAMMA, RAMAKRIHNA, 2006).

II) Devido à alta taxa de mutação apresentada pelos vírus em geral, terapias antivirais são difíceis de serem desenvolvidas. No entanto, os estudos com o RNAi apresenta resultados promissores em relação ao desenvolvimento deste tipo de terapia. Apesar da técnica de interferência mediada por RNA ser bastante utilizada no estudo de diversas infecções virais, é nos vírus da hepatite C (HCV) e da imunodeficiência humana (HIV) que esta técnica é mais aplicada, a fim de sua maior exploração (CHIU et al., 2003).

III) O mecanismo de RNAi demonstra que tudo o que se foi pesquisado, descoberto e acreditado por décadas, vai muito mais além, já que hoje ele é uma prova de que as funções do RNA na célula não se resumem em transportar as informações do DNA para a mesma. Esse mecanismo permite a degradação do RNAm de um gene específico e seu consequente silenciamento, trazendo para a atualidade uma nova ferramenta na área da Biologia Molecular.

Está correto o que se afirma em:


I, II e III.


II e III, apenas.


II, apenas.


I, apenas.


I e III, apenas.

Leia atentamente o texto abaixo.

Atualmente, existem vários estudos direcionados para a síntese de vacinas eficazes contra diversas doenças que afligem pessoas mundialmente. Esses estudos objetivam a criação de uma vacina capaz de induzir uma resposta imune eficaz e duradoura, sendo muitos destes direcionados para o vírus da imunodeficiência humana HIV e certos tipos de câncer. A vacina contra o vírus da imunodeficiência humana foi uma das primeiras a serem investigadas, mas apresentou baixa eficácia na estimulação imunidade mediada pelas células T em seres humanos. (BASTOS; HACKER, 2006).

Considerando as informações acima e as aplicações da Biotecnologia moderna, assinale a alternativa CORRETA.


A dengue, uma doença de alta incidência no território brasileiro, é também alvo de pesquisas no intuito de desenvolver uma vacina de DNA recombinante contra o vírus.


A dengue, uma doença de alta incidência no território brasileiro, é também alvo de pesquisas no intuito de desenvolver uma vacina de DNA ou RNA recombinante contra o vírus.


A dengue, uma doença de alta incidência no território brasileiro, é também alvo de pesquisas no intuito de desenvolver uma vacina de DNA recombinante contra a bactéria.


A dengue, uma doença de alta incidência no território brasileiro, é também alvo de pesquisas no intuito de desenvolver uma vacina de RNA recombinante contra a bactéria.


A dengue, uma doença de alta incidência no território brasileiro, é também alvo de pesquisas no intuito de desenvolver uma vacina de RNA recombinante contra o vírus.

Primeiramente, leia o texto abaixo. 

Vacinas

A história das vacinas e sua aplicação na prevenção de doenças infecciosas acumulam mais de 200 anos de dedicação e muito trabalho. Iniciada pela genialidade e pelo empirismo direcionados de médicos e pesquisadores, como Edward Jenner e Louis Pasteur, observa-se nessa área um belo exemplo do reducionismo aplicado à prática médica. Desde as primeiras vacinas baseadas em patógenos, sejam eles bactérias ou vírus, atenuados ou inativados, muito reativos e, em alguns casos, pouco eficientes, a pesquisa vacinal moveu-se na direção de empregar frações cada vez menores desses patógenos na busca de aumentar a segurança sem comprometimento da eficácia. Dessa forma, é comum classificarmos as vacinas em três grandes grupos (ou gerações) em razão das estratégias ou dos conceitos utilizados na preparação do princípio ativo, os antígenos vacinais. As vacinas de primeira geração representam aquelas que empregam na sua composição o agente patogênico na sua constituição completa, mas submetido a tratamentos que levam à inativação ou à atenuação dos micro-organismos. Nessa categoria, também deve ser destacada a estratégia em que micro-organismos não patogênicos derivados de outros hospedeiros são utilizados como antígenos para vacinas voltadas para o controle de doenças causadas por patógenos assemelhados. Essa abordagem é bem exemplificada pelas vacinas da varíola, baseada em vírus vaccínia isolados de bovinos, e da vacina contra a tuberculose que também emprega uma bactéria originalmente obtida em bovinos, o Mycobacterium bovis (BCG). Nesse grupo, destacam-se também as vacinas voltadas para a prevenção da coqueluche ou pertússis (vacinal celular), as vacinas contra varíola, poliomielite, sarampo, rubéola, adenovírus, entre outras. A segunda geração surgiu com a noção de que, em alguns patógenos, a proteção vacinal pode ser obtida após a indução de anticorpos voltados para um único alvo, como uma toxina, responsável pelos sintomas da doença, ou açúcares de superfície que permitem ao sistema imune do hospedeiro neutralizar e eliminar bactérias que de outra forma se propagariam rapidamente antes de serem notadas por nossas principais linhas de defesa imunológica. Nesse grupo, destacam-se vacinas acelulares que empregam toxoides (toxinas purificadas e inativadas por tratamento químico), proteínas e polissacarídeos purificados, como as antitetânica, antidiftérica, hepatite B e as vacinas voltadas para o controle da meningite meningocócica e da pneumonia. Por fim, a terceira e mais recente geração de vacinas parte de um conceito inovador que a diferencia de uma forma radical das outras gerações vacinais. Nessas vacinais, emprega-se a informação genética do patógeno responsável pela codificação de proteínas que representem antígenos relevantes para a proteção. Em geral chamadas de vacinas de DNA ou gênicas, as vacinas de terceira geração foram descobertas de forma empírica no começo da década de 1990 em testes inicialmente voltados para a pesquisa de terapias genéticas em que se introduzem no hospedeiro genes que substituirão a informação genética defeituosa originalmente presente no indivíduo.

Fonte: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142010000300003. Acesso em: 20 nov.2016.

Considerando o texto acima e correlacionando as informações com as aplicações da Biotecnologia moderna, analise a veracidade das assertivas.

I)   DNA recombinante é uma sequência de DNA artificial que resulta da combinação de diferentes sequências de DNAs.

II)  Epítopo ou determinante antigênico é a menor porção de antígeno com potencial de gerar a resposta imune. É o sítio de ligação específico que é reconhecido por um anticorpo ou por um receptor de superfície de um linfócito T.

III) As vacinas de primeira geração representam aquelas que empregam na sua composição o agente patogênico na sua constituição completa, mas submetido a tratamentos que levam à inativação ou à atenuação dos micro-organismos. Nessa categoria, também deve ser destacada a estratégia em que micro-organismos não patogênicos derivados de outros hospedeiros são utilizados como antígenos para vacinas voltadas para o controle de doenças causadas por patógenos assemelhados. Essa abordagem é bem exemplificada pelas vacinas da varíola, baseada em vírus vaccínia isolados de bovinos, e da vacina contra a tuberculose que também emprega uma bactéria originalmente obtida em bovinos, o Mycobacterium bovis (BCG).

Assinale a alternativa CORRETA.


apenas as assertivas I e III estão corretas.


as assertivas I, II e III estão incorretas.


apenas as assertivas I e II estão corretas.


as assertivas I, II e III estão corretas.


apenas as assertivas II e III estão corretas.

Primeiramente, leia o texto abaixo. Em seguida, analise as afirmações e assinale a alternativa correta.

Tópicos em malacologia médica

A malacologia médica teve seu apogeu. O Brasil produziu substancial quantidade de trabalhos de incontestável mérito, voltados particularmente para a sistemática, a distribuição geográfica, a Biologia, a Ecologia, a Etologia, a relação hospedeiro/parasito e o controle dos moluscos. A Fundação Oswaldo Cruz sedia o Laboratório Internacional de Referência em Malacologia médica. O primeiro manual de Malacologia médica foi criado neste país por Barbosa et al. (Manual de Malacologia médica, 1960). Tópicos em Malacologia médica contou com renomados especialistas brasileiros que desempenharam a árdua tarefa de escrever os tópicos relacionados com a vida, o comportamento e os possíveis métodos alternativos de controle dos moluscos, distribuídos em seis capítulos. O sexto e último trata de assunto prático, envolvendo as técnicas de manejo dos caramujos transmissores da esquistossomose. Diante deste magnífico acervo científico e ante as evidências de que o controle da esquistossomose passa por outros caminhos distantes das obsoletas estratégias operacionais, utilizadas no passado, poder-se-ia perguntar se ainda haveria espaço para investigações no campo da Malacologia médica. A resposta é seguramente positiva

Os avanços da Biotecnologia indicam uma série de investigações particularmente voltadas para: manipulação genética; genética de populações e cruzamentos interespecíficos; mecanismos responsáveis por superioridade competitiva de cepas de caramujos em testes de deslocamento competitivo; descoberta de novos competidores; estudos quantitativos sobre dinâmica populacional; pesquisas abrangentes de campo sobre Ecologia; e o comportamento dos moluscos, que são, entre outros, assuntos da maior relevância para a compreensão de mecanismos a fim de que se possa chegar ao desenvolvimento de metodologias alternativas de controle dos transmissores da esquistossomose.

Fonte: Disponível em: http://books.scielo.org/id/npy7z/pdf/barbosa-9788575414019-02.pdf?. Acesso em: 18 out.2016.

Considerando as informações do texto acima e seus estudos sobre Biotecnologia clássica, analise as afirmações a seguir.

I)  O termo Biotecnologia foi utilizado, pela primeira vez, em 1919, por Karl Ereky, um engenheiro agrícola da Hungria. Contudo, as primeiras aplicações biotecnológicas pelo homem datam de 6000 a.C., quando sumérios e babilônios faziam a fermentação de grãos e cereais para a produção de bebidas alcoólicas.

II) Os benefícios da Biotecnologia podem ser individuais, mas suas consequências são coletivas. Uma intervenção biotecnológica (um teste genético de investigação de paternidade, diagnóstico de doenças pré-natais que podem levar à interrupção da gravidez, ou a gravidez em idade avançada) pode ser feita numa pessoa, mas seus resultados terão impacto na família, na população, bem como nos valores éticos e morais da sociedade, envolvendo questões como preconceito, exclusão de benefícios, confidencialidade de informações, criação de organismos geneticamente modificados, clonagem humana, etc.

III)Os avanços da Biotecnologia indicam uma série de investigações particularmente voltadas para: manipulação genética; genética de populações e cruzamentos interespecíficos; mecanismos responsáveis por superioridade competitiva de cepas de caramujos em testes de deslocamento competitivo; descoberta de novos competidores; estudos quantitativos sobre dinâmica populacional; pesquisas abrangentes de campo sobre Ecologia; e o comportamento dos moluscos, que são, entre outros, assuntos da maior relevância para a compreensão de mecanismos a fim de que se possa chegar ao desenvolvimento de metodologias alternativas de controle dos transmissores da ascaridíase.

IV) A Biotecnologia clássica engloba técnicas que não interferem ou modificam as moléculas de DNA ou RNA, mas observam os resultados da aplicação ou da combinação de métodos que alteram características morfológicas ou bioquímicas que envolvem, por exemplo: processos fermentativos e enzimáticos; fixação biológica de nitrogênio; cultura de tecidos; entre outras técnicas.

As afirmações CORRETAS podem ser reconhecidas em:


II e IV, apenas.


I, III e IV, apenas.


I, II, III e IV.


I, II e IV, apenas.


I e III, apenas.

A propagação in vitro de plantas. O que é isso?

A propagação in vitro de plantas, chamada também micropropagação, é uma técnica para propagar plantas dentro de tubos de ensaios ou similares de vidro (por isso, o termo in vitro), sob adequadas condições de assepsia, nutrição e fatores ambientais como luz, temperatura, gás oxigênio e gás carbônico. É uma parte importante de biotecnologia, conjuntamente com outras duas áreas: DNA recombinante e fermentação. A cultura in vitro, apresenta diferentes modalidades conforme os objetivos de sua aplicação, como por exemplo, cultura de protoplastos; anteras; calos; células em suspensão; sementes, etc.

Fonte: Disponível em: http://www.biotecnologia.com.br/revista/bio19/19_3.pdf. Acesso em: 21 out.2016.

Considerando as informações do texto acima e seus estudos sobre a cultura de tecidos vegetais, analise as frases abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I) A cultura de tecidos in vitro, introduzida no início do século XX, “compreende a cultura de células, tecidos ou órgãos, em condições de assepsia e meios de cultura artificiais”. Possibilita a criação de uma nova planta a partir de uma pequena parte de uma planta adulta, chamada explante. Esse explante é cultivado em laboratório, em meios de cultura estéreis e específico e induzido a se regenerar num vegetal completo, semelhante à planta original, doadora do explante.

II) Diferentes tecidos podem ser utilizados como explantes, entre eles: células isoladas, fragmentos de hastes e folhas, anteras, raízes, gemas axilares ou apicais e até órgãos de armazenamento. A técnica deve ser executada em condições de esterilidade, em câmaras de fluxo laminar horizontal, e as plantas originadas são conservadas em salas de crescimento adequadas, controlando-se a temperatura, umidade e o fotoperíodo.

III) No fenômeno da totipotencialidade, a célula vegetal tem a capacidade de se organizar em um novo indivíduo, mantendo a informação genética necessária, sem a ocorrência de recombinação gênica, originando uma nova planta. Teoricamente, todas as células vegetais possuem a peculiaridade da totipotência. Contudo, a manifestação da totipotencialidade está diretamente relacionada com a quantidade de tecido meristemático contido no explante. Por esta razão, ápices caulinares são melhores explantes para regeneração de novas plantas, quando comparados com segmentos de folhas e hastes.

IV) A micropropagação é uma técnica para propagar plantas dentro de tubos de ensaios ou similares de vidro, sob adequadas condições de assepsia, nutrição e fatores ambientais como luz, temperatura, gás oxigênio e gás carbônico.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmação(ões) contida(s) em:


I, III e IV, apenas.


II, apenas.


III e IV, apenas.


I, II, III e IV.


I, II e III, apenas.

Primeiramente, leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

Biotecnologias de terceira geração

Costuma-se dividir a evolução de biotecnologia em três fases: a biotecnologia de primeira geração, incluindo o uso secular da fermentação; a de segunda geração, surgida após a II Guerra Mundial, com o desenvolvimento de tais processos para a produção de antibióticos; e a de terceira geração, de rápido crescimento a partir dos anos 70, com técnicas de manipulação de seres vivos. Isto inclui a tecnologia do DNA recombinante e de anticorpos monoclonais, síntese de genes, técnicas de cultura de célula ou de tecidos, purificação em larga escala de proteínas e macromoléculas. Inseridas neste movimento, a chamada engenharia genética refere-se em geral a dois diferentes grupos de técnicas: DNA recombinantes (rDNA, obtido em 1973 por Cohen e Bover) e hibridomas (técnicas de fusões de células).

Fonte: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59701995000100009. Acesso em: 16 out.2016.

Considerando as informações do texto acima e seus estudos sobre Biotecnologia clássica, analise a veracidade das afirmações a seguir.

I) A Biotecnologia tem como principal objetivo a aplicação de processos biológicos, por meio do uso de microrganismos e/ou outros agentes biológicos, no desenvolvimento de novos produtos e serviços, que são revertidos em benefícios para a sociedade, a partir dos avanços gerados em áreas como saúde humana e animal, agricultura e manejo do meio ambiente.

II) A Biotecnologia clássica ou convencional é o ramo das Ciências Biológicas que utiliza seres vivos encontrados na natureza e otimizados pela mão do homem para determinada função produtiva, mediante isolamento, seleção e cruzamentos genéticos naturais (ainda que induzidos) entre espécies e variedades sexualmente compatíveis.

III) A Biotecnologia moderna é o ramo das Ciências Biológicas que, a partir de seres vivos naturais, busca obter outros seres vivos não encontráveis na natureza, gerados, portanto, pela aplicação de técnicas não naturais de seleção, transformação genética e otimização fisiológica.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) assertiva(s) contida(s) em:


I e III, apenas.


I, apenas.


II e III, apenas.


I, II e III


I e II, apenas.

Considerando as principais técnicas clássicas aplicáveis ao melhoramento genético vegetal por reprodução sexuada (envolvendo gametas e a fecundação para produção de sementes), analise as assertivas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.

I)  Seleção fenotípica é a seleção de caráter com alta herdabilidade a partir de uma população bastante variável, como por exemplo, o tamanho do grão, a cor, textura.

II) Na seleção individual com teste de progênie, determinado indivíduo na população que apresenta as características desejadas, é identificado e isolado para proteção de suas sementes para expansão da característica selecionada. Exemplo: arroz.

III)No método populacional (Bulk), dois genitores já selecionados por sua característica são cruzados para se obter a geração F1, a partir da qual são praticadas autofecundações sucessivas (F2, F3, F4 etc.) Exemplos: leguminosas e cereais.

É CORRETO afirmar que:


as assertivas I, II e III estão corretas.


somente a assertiva I está correta.


somente as assertivas I e II estão corretas.


somente as assertivas II e III estão corretas.


somente as assertivas I e III estão corretas.

Páginas: 12345